Coordenador : Ana Carla Dantas Cavalcanti
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 382914.2206.49045.10112023
Unidade/Órgão Adm.: CME
Departamento/Setor: CME
Área Temática : Comunicação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Professores, Pesquisadores, Profissionais de saúde, Alunos de graduação e pós-graduação e áreas afins.
Local de atuação: O site do OBJN fica disponível 24 horas por dia para consultas, submissão e revisão de artigos. Os editores e equipe técnica se reunem mensalmente na EEAAC, na sala 15. Além disso, a sede do OBJN fica na sala 06.
Objetivo
Objetivo Geral Reestruturar o OBJN, viabilizando a disseminação de resultados científicos de alta qualidade, baseado em padrões de avaliação da CAPES, indexação internacional e Ciência Aberta. Objetivos Específicos •Realizar um evento anual técnico científico e cultural sobre editoração na saúde e áreas afins; •Realizar cursos de atualização sobre publicações científicas de alto padrão de qualidade e boas práticas de publicações científicas; •Manter todo o fluxo editorial via sistema de editoração, como o Scholar One; •Atentar para as Boas Práticas de Publicações Cientificas em todos os âmbitos da política editorial; •Propor estratégias sobre acessibilidade para deficientes visuais (novas ferramentas).
Resumo
Este programa viabiliza operacionalmente a revista Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN), da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como objetivo articular projetos e ações de extensão, desenvolvidos pela OBJN, tais como: a divulgação internacional de resultados científicos com alto padrão de qualidade por fluxo contínuo; evento anual técnico científico e cultural sobre editoração na saúde e áreas afins, cursos de atualização em métodos de pesquisa, redação científica e boas práticas sobre publicações científicas. Portanto, tem caráter educativo, cultural e científico, incorporando ensino e pesquisa de forma indissociável e alcançando a relação transformadora entre universidade e sociedade. Os usuários finais são pesquisadores e profissionais da Enfermagem, da saúde e áreas afins que buscam o conhecimento. Metodologicamente, o programa irá desenvolver estratégias de articulação interna e externa, visando sensibilizar pesquisadores sobre a necessidade de divulgação dos resultados de pesquisas científicas de alta qualidade no contexto da Ciência Aberta. Para tal, agregará um corpo editorial de alto padrão, envolvido no processo de gestão e avaliação, que terá como principal missão levar aos leitores conhecimentos atualizados, inovadores e relevantes, bem como zelar pela qualidade e boas práticas das publicações do OBJN. A revista seguirá o regimento em vigor da EEAAC e do OBJN e sujeito a reajustes de acordo com a comissão a ser implantada em 2020. Além disso, a política editorial da OBJN, seguirá as premissas da Ciência Aberta, sugeridas pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).